Modelo de casa para segunda moradia, porém outra grande realização da família. O projeto arquitetônico consiste em um espaço gourmet, uma residência principal e 04 chalés para os filhos e família.
Partindo do princípio o projeto arquitetônico já havia sido elaborado e tramitado pela secretaria de obras de Vitória da Conquista. Inclusive o projeto estrutural também já havia sido elaborado e entregue.
Acontece que antes de iniciarmos qualquer obra a equipe técnica de execução realiza reuniões, estudam o projeto e paralelo a isso tudo elaboram a primeira lista de material da obra. Em uma dessas reuniões de estudo do projeto, com idas ao terreno onde seria implantada a obra. Foi identificado que o sistema construtivo proposto no primeiro projeto iria haver um gasto maior do que comparado com o sistema construtivo “Concreto Armado”. Com isso foram feitas mais reuniões com os proprietários envolvidos e apresentado uma solução construtiva mais econômica, prática e eficiente para a obra em questão. Esse foi o primeiro grande desafio, desta obra.
O segundo grande desafio se deu após iniciarmos os serviços preliminares (pedido de água, montagem dos ambientes de estocagem de material, administrativo/almoxarife, etc). Foi a montagem do gabarito, ao longo de todo o terreno estava em declive, dificultando assim os níveis da marcação. Como solução, parte da marcação foi realizada por um topógrafo (com pontos específicos do projeto de locação) e foi realizado 3 divisões do canteiro de obras. O espaço gourmet foi denominado de módulo 1, a residência principal de módulo 2 e os chalés de módulo 3. Com isso a equipe de execução ganhou muito mais produtividade realizando as marcações e execuções por módulos.
O terceiro ponto de atenção foram pequenas contenções que deveriam serem feitas, respeitando os níveis de cada módulo. Passada essa fase, o levante da alvenaria foi tranquilo, já estava tudo terraplanado, compactado e em seus níveis finais, apenas aguardando o contrapiso.
O quarto e último desafio da obra foram as empenas dos telhados, que eram de alturas variadas e com alguns efeitos de sobreposição.
Há quem diga que a construção de uma residência é simples. Aqui temos o exemplo claro que pode ser bem mais complexo a depender do caso.